Professores aprovam proposta de antecipação das negociações

Em assembleia geral ,professores aprovaram a proposta de antecipação das negociações salarias 2013.

Professores | Publicado em 03/10/2012

Em assembleia geral realizada no sábado, 29 de setembro, em Porto Alegre, os professores aprovaram a proposta de antecipação das negociações salariais 2013. A iniciativa tem como pressuposto de que o final do ano é o momento mais adequado para a negociação, pois é neste período que as instituições de ensino fazem seu planejamento e definem seus custos para o próximo ano. A data-base dos professores é 1º de março.

O pedido formal de antecipação e a pauta preliminar serão entregues ao Sinepe/RS em reunião já agendada para o próximo dia 9 de outubro. Entre os pontos da pauta: aumento real de salário, limitação do número de alunos por turma, medidas de proteção à saúde dos professores e regulamentação do trabalho extraclasse.

A assembleia geral também deliberou sobre:

ESTATUTO – foram aprovadas as propostas de adequação e atualização do estatuto do Sinpro/RS, tornando o congresso dos professores (Cepep) uma instância extraordinária na vida do Sindicato; fixando o número de diretores das regionais; estendendo a assistência e os serviços prestados pelo Sindicato aos dependentes dos sócios; e ampliando a duração da próxima gestão, a ser eleita em 2013, em dois meses e meio, de modo a coincidir o seu encerramento com o final do ano (ao invés de meados de outubro como é atualmente).

SINPRO/RS SAÚDE – aprovado o regulamento que estabelece a participação dos professores e seus dependentes nos convênios médicos e odontológicos oferecidos pelo Sindicato. O regulamento estará disponível no site do Sindicato nos próximos dias.

FAQ – aprovada a desativação progressiva até 2017 do Fundo Rotativo de Apoio à Qualificação Docente. As últimas bolsas foram concedidas em 2012.

SEMANA DA CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL
Foi apresentada à assembleia o objetivo e a programação básica da mobilização que será desenvolvida pelo Sinpro/RS de 15 a 20 de outubro, chamada Semana da Consciência Profissional.

LIVRO
Ao final da assembleia, ocorreu o lançamento do livro Professores no Limite – O estresse no trabalho do ensino privado do Rio Grande do Sul, com a participação das autoras, as psicólogas Janine Kieling Monteiro, Patrícia Dalagasperina e Maríndia Oliveira de Quadros. A obra foi editada pela Federação dos Trabalhadores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Fetee/Sul), Sinpro/RS e Sinpro/Caxias, e está sendo distribuída gratuitamente aos professores.