Professores avaliam negociação e aprovam moção sobre conjuntura nacional

Moção | Publicado em 02/04/2016

Em assembleia na tarde deste sábado, 2 de abril, os professores do ensino privado debateram e deliberaram sobre a negociação salarial com o Sinepe/RS; alterações estatutárias e a conjuntura política do país.

Os representantes do Sinpro/RS nas câmaras de educação básica e superior fizeram o relato das três reuniões realizadas com o sindicato patronal. Na educação básica, os docentes repudiaram o condicionamento da negociação, imposto pelos representantes do Sinepe/RS, em relação à cláusula da limitação de alunos por turma, aprovada em 2015. Na educação superior, os professores manifestaram sua resistência em relação a proposta de parcelamento da reposição da inflação, feita pelo patronal no último encontro. Foram reafirmadas as reivindicações, com destaque para a reposição integral da inflação. A próxima reunião entre os sindicatos ocorre nesta terça-feira, 5 de abril.

Em relação a mudança estatutária foi aprovado o prazo máximo de 150 dias, antes do encerramento da gestão para as eleições. A previsão de realização das eleições é meados de setembro do corrente ano.

Moção – Também esteve na pauta da assembleia uma reflexão sobre o tensionamento que vive a sociedade brasileira face à crise política vigente. Na ocasião, os professores aprovaram uma Moção sobre a Conjuntura Nacional.

Leia a íntegra da Moção