Professores da educação básica aprovam proposta para acordo

Educação básica | Publicado em 17/05/2014

Os professores de educação básica aprovaram, na tarde deste sábado, 17 de maio, em Porto Alegre, a proposta para acordo negociada com o Sindicato Patronal (Sinepe/RS). A proposta prevê reajuste salarial de 5,38% nos meses de março e abril, com integralização dos 6,38% em maio, instituição de comissão paritária para elaborar proposta de Calendário Escolar 2015 e a renovação das demais cláusulas da Convenção Coletiva.

A assembleia da educação básica estava em aberto desde o último dia 26 de abril devido ao impasse sobre a proposta para aproximação entre os valores hora aula da educação infantil/anos iniciais com os anos finais do ensino fundamental. Face à retirada dessa proposta pelo Sinepe/RS e a proposição de continuidade da discussão em comissão paritária, a assembleia deliberou pela rejeição desse item.

“O Sindicato continuará lutando para corrigir esta injustiça que as escolas fazem com os professores da educação infantil e anos iniciais. Esses professores receberão do Sinpro/RS todas as informações para que se engajem na luta pela isonomia salarial em relação aos seus colegas dos anos finais e ensino médio”, destaca Cecilia Farias, diretora do Sinpro/RS.

Os docentes aprovaram ainda o Balanço Patrimonial 2013 do Sinpro/RS, ratificaram o desconto da Contribuição Assistencial; aprovaram a autorização para assinatura única nos cheques da devolução do Imposto Sindical aos associados e o reajuste das taxas de uso da Casa do Professor.