Professores da educação superior aprovam pauta de reivindicações 2017

Ensino superior | Publicado em 11/03/2017

Em assembleia neste sábado, 11 de março, os professores da educação superior aprovaram a pauta de reivindicações 2017. O encontro de hoje, realizado em Porto Alegre, concluiu a Assembleia regionalizada realizada em 26 cidades do estado. Foram 46 encontros com professores da educação básica e superior, que reuniram em torno de 400 professores.Em assembleia neste sábado, 11 de março, os professores da educação superior aprovaram a pauta de reivindicações 2017. O encontro de hoje, realizado em Porto Alegre, concluiu a Assembleia regionalizada realizada em 26 cidades do estado. Foram 46 encontros com professores da educação básica e superior, que reuniram em torno de 400 professores.

Dentre as principais reivindicações:

• Reajuste salarial de 7%;
• reajuste do piso salarial para R$ 35,00 hora/aula;
• indisponibilidade dos professores no recesso de julho;
• período de férias anuais em janeiro e meados de fevereiro;
• garantia de autonomia dos professores;• limitação de alunos por turma;
• regulamentação e remuneração de todas as atividades docentes;
• aumento na participação do empregador no custeio de plano de saúde;
• isenção de pagamento de estacionamento;
• garantia do desconto nos cursos de mestrado e doutorado.

CONTRA AS REFORMAS TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

A assembleia ratificou o posicionamento do Sindicato contrariamente aos projetos de reforma da previdência e terceirização da atividade-fim, em tramitação no Congresso Nacional e referendou o Manifesto ao Ensino Privado e suas Entidades pedindo seu posicionamento contrário à reforma da previdência.

Os professores deliberaram ainda pela participação no Dia Nacional de Luta, agendado para dia 15 de março, contra a reforma da Previdência. A proposta é que nas instituições privadas os professores assinalem sua participação através de uma Vigília que consiste na discussão dos prejuízos da reforma e uso de materiais que evidenciem a oposição da categoria ao projeto, que terá graves consequências na aposentadoria dos professores. O sindicato fornecerá o material necessário para as ações e atividades.