Professores da educação superior comunitária aprovam proposta para acordo

Educação superior | Publicado em 04/06/2016

Os professores das instituições comunitárias de educação superior (Ices), vinculadas ao Comung, aprovaram em assembleia geral, realizada neste sábado, 4 de junho, em Porto Alegre, proposta para acordo coletivo plúrimo específico para esse segmento.

Resultado de negociação, ocorrida entre representantes das mantenedoras dessas instituições e dirigentes do Sinpro/RS e dos demais sindicatos de trabalhadores, a proposta prevê reajuste de 6% em março, completando 9% em maio e integralizando 11,08% em julho; abono de 3,58% do salário de março acrescido aos salários de setembro, outubro, novembro e dezembro e manutenção das demais cláusulas do Acordo Coletivo inaugurado em 2015.

A proposta abrange os professores das Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Feevale (Feevale), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Centro Universitário Univates (Univates), Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Centro Universitário Metodista (IPA) e Centro Universitário La Salle (Unilasalle).

DISSIDÊNCIA
As ICES romperam com o Sinepe/RS há dois anos. Neste período propuseram aos sindicatos dos trabalhadores negociações específicas. Em 2016, as instituições invocaram sérias dificuldades operacionais, especialmente em decorrência ainda da irregularidade nos repasses do Fies. Os sindicatos de trabalhadores definiram, no entanto, que o acordo não poderia ter um conteúdo diferenciado das Convenções Coletivas de Trabalho firmadas com o Sinepe/RS.