Aprovada proposta para a Convenção Coletiva 2025 da educação básica comunitária
O documento deve ser assinado pelos representantes sindicais nos próximos dias. Em breve estará disponível no site e aplicativo do Sindicato
Por Comunicação Sinpro/RS
NEGOCIAÇÃO COLETIVA | Publicado em 24/06/2025
Na quarta-feira, 18 de junho, os professores das escolas comunitárias de educação básica, representadas pelo Sindiman/RS (Sindicato Patronal), aprovaram por unanimidade a proposta para renovação as Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) deste nível de ensino.
O documento deve ser assinado pelos representantes sindicais e em breve estará disponível no site e aplicativo do Sindicato.
A proposta aprovada garante o reajuste salarial de 4,87% (inflação), aumento do adicional de hora-atividade para 4% (relativo ao tempo destinado ao trabalho extraclasse), feriado em comemoração ao Dia do Professor em 13 de outubro e antecipação de 50% do 13º salário para 5 de novembro e o restante em 15 de dezembro, entre outros pontos.
Negociações coletivas
O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) realiza anualmente negociações coletivas com diferentes sindicatos patronais – Sinepe/RS, Sindicreches, Sindiomas, Sindepars, Sinibref e Governo do Estado.
O processo resulta em Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) e Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), documentos que regulamentam as condições de trabalho dos professores que atuam nas instituições de direito privado do Rio Grande do Sul.
Em maio, foram os professores aprovaram as propostas para as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) 2025 da educação superior e educação básica, de instituições representadas pelo Sinepe/RS.
No mês anterior, em abril, foram concluídas as negociações da CCT dos professores que atuam em escolas de idiomas, da base do Sindiomas, bem como dos docentes das instituições comunitárias de educação superior, base Sindiman/RS.
Para a educação infantil exclusiva, base Sindeedin/RS, as negociações foram iniciadas em maio (data-base da categoria) e seguem em andamento.
Já nas escolas comunitárias de educação infantil, as tratativas foram encerradas no mês de janeiro.
“É fundamental que os professores conheçam seu patrimônio de direitos, garantidos anualmente pelas negociações coletivas e, em caso de descumprimentos, informem ao Sindicato para que seja tomas as devidas providências”, destaca Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.