Professores denunciam desmonte da Faculdade de Arquitetura da UniRitter

Associação de ex-docentes encaminhou relatório ao MPF relatando irregularidades, descumprimento da legislação e descaracterização do curso, a exemplo da formação de arquitetos por EaD

Por Comunicação Sinpro/RS
EDUCAÇÃO | Publicado em 13/03/2020

A Associação dos ex-Docentes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre (AeDFaupa) formalizou denúncia ao Ministério Público Federal sobre o descumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de dispositivos constitucionais e da legislação trabalhista pela Laureate International Universities. O grupo educacional mantém no Rio Grande do Sul a Fadergs e, em 2010 adquiriu a UniRitter, que por sua vez comprou, em 2014, a Faculdade Porto-Alegrense (Fapa). A denúncia ressalta que a multinacional mantém ações em bolsa de valores, o que evidencia o “caráter puramente mercantilista do seu projeto educacional” que, aponta, incorre em diversas irregularidades e desacordos com uma educação de qualidade. “Esse documento é mais que uma denúncia. É um alerta para os que têm a responsabilidade de fiscalizar, zelar, prestigiar e valorizar a formação dos arquitetos e urbanistas, sobre o conjunto relevante de distorções, impropriedades e ilegalidades praticadas atualmente pela UniRitter – Laureate International Universities”, ressalta a AeDFaupa em nota do colegiado.

Acesse a íntegra da matéria em www.extraclasse.org.br