Professores do Sesi e Senai promovem manifestação pública pela valorização docente

Ato ocorreu no domingo, 17 de dezembro, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 20/12/2023

Manifestação ocorreu no Parque Farroupilha, em Porto Alegre
Foto: Igor Sperotto

Os docentes do Sesi e Senai promoveram, no último domingo, 17, manifestação pública pela Valorização dos Professores que atuam nestas instituições de ensino. Durante o ato, realizado no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, foram distribuídos à comunidade materiais informativos sobre a Campanha Salarial, iniciada em novembro.

A proposta da ação foi tonar pública as demandas dos docentes, que aprovaram, em Assembleia Geral, a pauta de reivindicações para início da negociação com o Sindicato Patronal (Sindepars).

“Só com professores valorizados é possível fazer uma educação de qualidade. Essa manifestação busca, principalmente, destacar a importância do trabalho docente”, explica Bruna Pilatti, diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS).

O material distribuído pelos professores apresenta dados de um estudo divulgado pelo Sesi/RS, que, entre outros pontos, destaca como importante a formação continuada e a remuneração adequada dos professores para o futuro da educação no Rio Grande do Sul.

“Porque os gestores do Sesi/RS e Senai/RS não implementam as próprias sugestões?”, perguntam os professores.

Negociação salarial
Iniciada em novembro, a negociação tem entre os destaques o reajuste salarial de 5%, o Plano de Carreira na Educação Superior, datas para o recesso letivo e garantia de gozo de 30 dias de férias, entre outras demandas. A data-base da categoria é 1º de janeiro.