Professores e funcionários mantêm mobilização por aumento real

Professores | Publicado em 05/04/2011

Os professores e funcionários do ensino privado do Rio Grande do Sul reforçam as manifestações por aumento real nas principais escolas e universidades em todo o Estado nesta semana. Em assembleia geral conjunta, realizada no sábado, 2 de abril, as categorias reafirmaram a reivindicação de 9% de reajuste salarial e os destaques da pauta: limite de alunos por turma, pagamento do trabalho extraclasse, aumento real dos pisos, realização de oficinas para preservação da saúde, entre outros.

VIGILIA – Nesta terça, 5, a partir das 13h30min, professores e funcionários farão uma vigília na frente da sede estadual do Sinepe/RS (Av. Borges de Medeiros, 308), em Porto Alegre – durante a quinta reunião de negociação dos sindicatos dos trabalhadores com o sindicato patronal.

Na assembleia, as categorias avaliaram o processo de negociação, criticaram a proposta do Sinepe/RS de repor apenas inflação aos salários e aprovaram a manutenção das manifestações em todo o Estado, com o objetivo de denunciar à sociedade, especialmente aos estudantes e familiares, a intransigência dos gestores das instituições frente às reivindicações.

“A resistência do Sinepe/RS é liderada pelos representantes das instituições de Educação Superior (PUC/RS, Unisinos e Univates), estranhamento as que têm demonstrado melhor desempenho em expansão patrimonial e infraestrutura”, destaca o professor Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS. “Também tem gerado estranheza que uma das justificativas das instituições de Educação Superior – na mesa de negociação – para negar o aumento real seja a filantropia e o Prouni, políticas públicas que as beneficiam”.