Professores estão trabalhando em dobro e ganhando menos na pandemia, revela pesquisa

Sondagem mostra que a carga horária encolheu, mas tarefas e responsabilidades se multiplicaram para a maioria dos docentes. Eles bancam sozinhos os custos do home office e estão adoecendo

Por Gilson Camargo
PESQUISA | Publicado em 12/04/2021


Maior parte dos desembolsos com a estrutura do home office saiu do bolso do professor, destacou Strogulski, da FlamingoEDU
Foto: Pexels

Dados preliminares da pesquisa Realidade Docente 2021 apresentados nesta segunda-feira, 12, pela consultoria FlamingoEDU revelam que os professores do ensino privado gaúcho tiveram uma redução da carga horária e acréscimo de trabalho durante a pandemia.

O levantamento comparou dados do primeiro e segundo semestres letivos de 2020 e primeiro semestre deste ano e constatou acúmulo crescente de atividades sem a respectiva remuneração, esforço adicional em relação à carga horária em sala de aula, desembolso dos docentes com adequação do espaço físico e aquisição de equipamentos para a continuidade das aulas na modalidade remota devido ao isolamento e piora na condição física e mental dos docentes no atual contexto.

A pesquisa foi encomendada pelo Sinpro/RSSinpro Noroeste e Sinpro Caxias e realizada entre os dias 2 e 9 de abril por meio de 13 questões respondidas por 1.195 professores da educação superior. Os entrevistados são majoritariamente (63%) professores das instituições comunitárias de ensino integrantes do Comung/Sindiman, 23% do Sinepe/RS, e 23% não souberam precisar o segmento ao qual a instituição empregadora pertence.

LEIA A INTEGRA NO SITE DO JORNAL EXTRA CLASSE