Professores reafirmam reivindicação por aumento real

A categoria foi convocada pelo Sinpro/RS para avaliar o andamento das negociações salariais e a intenção do Sinepe/RS de retroceder nas condições de trabalho, flexibilizando direitos.

Comunicação Sinpro/RS
Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 01/04/2012


Os professores do ensino privado reafirmaram, em 19 reuniões realizadas em todo o estado, entre os dias 27 e e 31 de março, a reivindicação por aumento real de salário. A categoria foi convocada pelo Sinpro/RS para avaliar o andamento das negociações salariais e a intenção do Sinepe/RS de retroceder nas condições de trabalho, flexibilizando direitos. Os professores refutaram a proposta do Sinepe/RS de redução de direitos como condição para o aumento real de salário.

DIA DE LUTA
Nos encontros, realizados em Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, São Leopoldo e Uruguaiana, os professores aprovaram o Dia de Luta por Aumento Real, que deverá acontecer na próxima terça-feira, 3 de abril, data em que também será realizada a quarta rodada de negociação com o Sinepe/RS.

DENÚNCIA
Os professores decidiram ainda dar continuidade à denúncia pública das contradições entre o reajuste das anuidades, na média 8,7% na Educação Superior e 8,5% na Educação Básica em 2012, e o reajuste pretendido para os salários, 5,47% (INPC).

Nesta segunda, 2 de abril, os sindicatos dos professores e funcionários publicaram um Apedido no jornal Zero Hora (página 23 – editoria Geral), informando o reajuste das anuidades nas maiores instituições de educação superior do estado – em média 50% acima da inflação: Feevale, UCS, Unisinos, PUC e Univates. “Estas são as instituições de ensino comunitárias que lideram a comissão de Educação Superior do Sinepe. Reconhecem o bom momento da economia brasileira, admitem que aumentaram as mensalidades acima da inflação, mas afirmam que não há condiçôes de conceder aumento real de salário aos professores e funcionário”, denunciam no Apedido.

Confira na íntegra >>>>>

As negociações entre o Sinpro/RS e o Sinepe/RS iniciaram no dia 13 de março. O Sinpro/RS representa os mais de 30 mil professores do ensino privado do Rio Grande do Sul.