Queimadas na Amazônia é tema da nova edição da Revista Textual


Por Comunicação Sinpro/RS
PUBLICAÇÃO | Publicado em 16/10/2019


Foi lançada no dia 11 de outubro a nova edição da Revista Textual. A publicação traz como capa o ensaio assinado pelo professor Paulo Brack (Ufrgs), sobre as queimadas na Amazônia. A questão da destruição da floresta ficou flagrante, mais do que nunca, a partir da explosão de dados sobre queimadas e do colapso da gestão ambiental.

A assinatura do acordo UE/Mercosul para além do debate econômico sobre seus impactos e consequências é o ensaio que completa a editoria de ensaios. Trata-se de um olhar sobre as dinâmicas políticas internas relacionadas com a sua assinatura e sobre o contexto internacional no qual o acordo está inserido.

Os artigos da editoria Dinâmica do Meio Educacional, tratam da ampla e profunda reestruturação curricular que está sendo implementada também na educação superior terá impactos na formação dos egressos, na qualidade da educação e nas condições de trabalho dos docentes. No ensino médio, a polêmica Base Nacional Comum Curricular merece questionamentos aos atores da sua elaboração em virtude da exclusão dos maiores interessados no processo, os estudantes, as famílias, os técnicos na área de educação e as representações dos professores.

Na editoria O professor e o Mundo da Escola, o primeiro artigo discorre sobre a necessária representação sindical dos professores do ensino privado e a importância do custeio dessa representação face à ofensiva que se desencadeou sobre a estrutura e o movimento sindical na atualidade. Também merece destaque a análise da legislação que estabelece os parâmetros trabalhistas e as especificidades que regem as relações contratuais dos professores do ensino privado. E ainda um olhar sobre as tentativas de cerceamento do trabalho docente e da interdição do debate em sala de aula em artigo que aborda os diversos aspectos da liberdade de ensinar.

A Revista Textual é semestral e distribuída aos associados e pode ser acessada na íntegra em PDF.

TEXTUAL – A Revista Textual foi lançada em novembro de 2002 pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS – Sinpro/RS com a proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral e abordagens de questões referentes à relação dos professores com o mundo da escola e sobre a dinâmica educacional.