Quinta rodada termina sem acordo nesta terça-feira,10

A quinta rodada de negociação salarial entre o Sinpro/RS e Sinepe/RS,realizada nesta terça-feira, 10 de abril, em Porto Alegre, acabou sem acordo.

Negociação Salarial | Publicado em 10/04/2012

A quinta rodada de negociação salarial entre o Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) sindicato patronal (Sinepe/RS), realizada nesta terça-feira, 10 de abril, em Porto Alegre, acabou sem acordo. A direção do Sinpro/RS não aceitou a contraproposta apresentada pelo Sinepe/RS na comissão da Educação Superior de aumento real de 0,53%, a partir de setembro, condicionado a redução em 50% do desconto para dependentes nas mensalidades e redução dos adicionais por tempo de serviço e por aprimoramento acadêmico nos novos contratos. “Não vamos tornar a vida dos professores do ensino privado ainda mais instável, quebrando o princípio da isonomia de tratamento entre os professores”, afirma Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

Na comissão da Educação Básica, o Sinepe/RS apresentou proposta de 1% de aumento real para todos os níveis em troca de perdas como: retirada do adicional de 3% por aprimoramento acadêmico (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental); compensação de feriados-ponte por sábados e não pagamento de sábados no caso de rescisão. “Não vamos aceitar proposta que condicione o aumento real à penalização dos professores que ganham menos”, assegura Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

Nova reunião está agendada para a próxima terça-feira, 17, às 14h, na sede do Sinepe/RS, em Porto Alegre.

MOBILIZAÇÃO
A direção do Sinpro/RS mantém o processo de mobilização junto às instituições de ensino em todo o Estado, divulgando a contradição entre o reajuste das mensalidades, na média, 50% acima da inflação, e a concessão de aumento real de salário. Para o final de semana, os sindicatos dos professores e funcionários estão programando manifestações públicas. Em Porto Alegre, será às 11h, no Brique da Redenção.