Reajuste médio das mensalidades escolares é quase 50% superior à inflação

Ensino básico | Publicado em 06/12/2016

Conforme levantamento divulgado na segunda-feira pelo Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), o aumento médio das mensalidades será de 11,5% em 2017, quase 50% a mais do que a inflação. Em 12 meses — fechado em outubro —, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulou em 7,87%.

Com a alta anunciada para o próximo ano, as mensalidades do Ensino Básico estão acima da inflação há pelo menos seis anos seguidos, desde 2012. O valor do último reajuste foi apresentado pelo sindicato depois de um levantamento com 101 instituições de diferentes regiões do Estado, que representam 30,9% do total de associados da Educação Básica.

Em geral, segundo as escolas, o custo que mais aumentou em 2016 foi com pessoal, que representa cerca de dois terços do orçamento. Os gastos com infraestrutura, como reformas e ampliações, tiveram o segundo maior aumento. Depois dessas despesas, as contas públicas foram responsáveis pelo terceiro maior aumento no custo de manutenção dos colégios.

CONTRAPONTO – Embora as mensalidades venham crescendo acima da inflação no Estado, os salários dos professores não têm ultrapassado o índice, afirma o Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS). O diretor da entidade Marcos Fuhr diz que, nos últimos três anos, entre 2014 e 2016, os docentes tiveram apenas a reposição da inflação como reajuste salarial.

“Isso significa que não houve ganho real, embora a jornada de trabalho tenha sido crescente”, afirma Fuhr. Ainda segundo o diretor, o próprio Sinpro realizará um levantamento do reajuste nas mensalidades das escolas, para depois iniciar a campanha salarial, em 2017.

Com informações de Zero Hora.