Reunião de negociação segue sem proposta para acordo

Sindicatos tiveram novo encontro no dia 20, nas câmaras da educação básica e superior

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 24/04/2023

Na quinta-feira, 20 de abril, ocorreu mais uma rodada de negociação entre o Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) e o Sindicato Patronal (Sinepe/RS), com vistas às convenções coletivas da trabalho (CCTs) da educação básica e superior. As entidades seguem discutindo a pauta de reivindicações dos professores, ainda sem acordo.

Na quinta reunião com os representantes da educação básica, o Sinepe/RS insistiu no reajuste salarial de 6% (arredondamento do INPC do período, de 5,47%). A direção do Sinpro/RS reforçou a reivindicação de equiparação dos valores pagos aos professores da educação infantil e anos iniciais, que recebem uma hora-aula de valor inferior à dos professores dos anos finais do ensino fundamental.

O Sinepe/RS ficou de analisar o pedido do Sindicato e dará retorno na próxima rodada de negociação, prevista para 4 de maio.

EDUCAÇÃO SUPERIOR – Nesta sexta rodada, a entidade patronal iniciou a reunião reiterando o propósito da reposição parcelada da inflação do período (INPC de 5,47%), além de destacar a expectativa de rever a atual cláusula da isonomia salarial e a restrição do aprimoramento acadêmico apenas para os atuais contratados.

A reunião da educação superior, mais uma vez, foi marcada por uma dinâmica de argumentações muito contundentes de parte a parte, tendo o Sinepe/RS proposto a reposição integral da inflação ao final do primeiro semestre, sem contemplar, no entanto, nenhuma das outras reivindicações dos professores.

Na câmara da educação superior, as negociações terão continuidade na próxima quinta-feira, 27.