RS: 8,5% dos municípios atingem meta de aprendizado em matemática

Assim como no Brasil, o desempenho em vez de aumentar caiu. Em 2011 eram 25,5% dos municípios dentro da meta.

Comunicação Sinpro/RS
Ensino fundamental | Publicado em 18/02/2015


Dados compilados pelo Movimento Todos pela Educação mostram que apenas 8,5% dos municípios gaúchos atingiram as metas de aprendizado adequado em matemática para o 9º ano do ensino fundamental. Isso significa que a maioria dos estudantes entra para o ensino médio sem ter noções mínimas de cálculos. O desempenho das escolas públicas do Rio Grande do Sul é inferior ao verificado pela média dos municípios brasileiros – já que em todo o País, 10,8% dos municípios alcançaram o aprendizado adequado na disciplina.

Para cada município brasileiro, o Todos pela Educação estabeleceu uma meta a ser batida, até alcançar 70% dos alunos com aprendizado adequado em 2022. Assim como no Brasil, o desempenho em vez de aumentar caiu. Em 2011 eram 25,5% dos municípios dentro da meta.

Os dados compilados a partir do desempenho dos estudantes das escolas públicas na Prova Brasil de 2013 – uma avaliação do Ministério da Educação (MEC) – mostram que em português o resultado foi um pouco melhor. Em 25,9% dos municípios gaúchos os estudantes do 9º ano alcançaram o aprendizado adequado. Mesmo assim, o percentual está abaixo da média nacional, de 29,6%.

No quinto ano do ensino fundamental, os municípios do Estado ficaram acima da média nacional. Em matemática, 73,2% dos municípios alcançaram as metas de aprendizado adequado. Já em português, foram 62,6% dos municípios com as metas atingidas.

O Todos pela Educação considera com aprendizado adequado o aluno que atinge ou supera os 200 pontos na prova de português e 250 pontos em matemática para o 5º ano do fundamental. No 9º ano, tem aprendizado adequado quem atinge no mínimo 275 pontos em português e 300 em matemática. Na prova Brasil, o desempenho é medido de 0 a 500 pontos. Participam alunos de escolas públicas que tenham no mínimo 20 alunos matriculados nas séries avaliadas.

De acordo com Ricardo Falzetta, gerente de conteúdo do Todos pela Educação, os dados evidenciam a necessidade de mudanças na etapa final do ensino fundamental. Segundo ele, os estudantes entram no ensino médio com lacunas graves na aprendizagem.

“A gente tem ações sendo pensadas e até tramitando no Congresso em relação ao ensino médio, mas se não olharmos para o ensino fundamental não se estancam os problemas. Porque eles iniciam ali, no final do fundamental, e precisam ser atacados para não se chegar com uma bola de neve no ensino médio”.

O problema, segundo Falzetta, é que a curva em vez de crescer está caindo no final do ensino fundamental. “A escola parou no século 19. O currículo é o mesmo, não se faz conexão com a vida cotidiana. E por isso o aluno começa a se desinteressar”, afirma.

Desempenho dos municípios gaúchos
Brochier é o município do Rio Grande do Sul com o melhor desempenho em matemática no 9º ano do fundamental. Com 61,9% dos alunos dentro do indicador de conhecimento adequado, a cidade do Vale do Caí alcançou o quinto melhor resultado do País, atrás de Santa Cruz da Esperança (SP), Cocal dos Alves (PI), Juruaia e Pedra do Indaia, em Minas Gerais.

Em português o desempenho de Brochier é inferior: 52,4% de aprendizado adequado na disciplina. Jacutinga, no norte do Estado, tem o melhor desempenho do País em português para o 9º ano – 80% dos estudantes tem aprendizado adequado na disciplina. Em matemática, no entanto, o desempenho ficou abaixo da meta: 45% dos alunos alcançaram o aprendizado adequado.

No quinto ano do fundamental, Jacutinga aparece com o melhor desempenho entre os municípios gaúchos em matemática – 94,7% dos alunos com aprendizado adequado. Em português, o melhor resultado é de Morro Reuter, com 89,5% de aprendizado adequado. Os secretários de Educação de Morro Reuter e Jacutinga falaram sobre o desempenho dos municípios no programa Atualidade.

Com informações de Rádio Gaúcha.