Seminário debaterá o trabalho do professor na inclusão

Evento será dia 5 de novembro, às 8h30, de forma híbrida, em Porto Alegre e via Google Meeting

Por Comunicação Sinpro/RS
DEBATE | Publicado em 26/10/2022


O trabalho do professor na inclusão será o centro do debate
Foto: Pexels

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) promove no sábado, 5 de novembro, às 8h30, o seminário O Trabalho do Professor na Inclusão. O encontro será de forma híbrida, sendo parte presencial, em Porto Alegre, no Spazio Allegro (Rua Dona Augusta, 83, Menino Deus) e virtual, via Google Meeting. A participação é gratuita.

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De acordo com Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS, o Seminário pretende debater o necessário trabalho dos professores para uma real inclusão e discutir quando este será realizado, uma vez que no último período as escolas já impõem uma jornada elástica ao professor.

Ela explica que para que a inclusão funcione de forma efetiva, a escola precisa preparar os professores. “É necessária uma adaptação do projeto pedagógico, a produção de materiais, a fomentação de um ambiente de cooperação e livre de preconceitos, entre outras medidas, o que nem sempre ocorre”, diz.

PESQUISA – Ainda no Seminário serão analisados e discutidos os resultados da pesquisa que Sinpro/RS e outras entidades promoveram em setembro e outubro sobre inclusão nas escolas. O levantamento revelou que instituições da educação básica do ensino privado do Rio Grande do Sul não disponibilizam a estrutura nem pessoal de apoio necessários para uma educação inclusiva. Leia a reportagem completa no jornal Extra Classe.

Confira os painelistas que integram o debate:

Aline Quadros
Assessora Jurídica do Sinpro/RS.

Heitor Strogulski
Professor e sócio da FlamingoEDU, bacharel e mestre em Ciências da Computação pela UFRGS, Especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela UCS.

Ivan Basegio
Professor mestre em Ciências Aplicadas a la Actividad Fisica y el Deporte – Universidad de Córdoba, UCO, Espanha. Gestor da Unidade de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação Canoas, tendo atuado principalmente em ações que envolvam psicomotricidade relacional, educação inclusiva, autismo, ludicidade e inclusão.

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