Sesi/Senai: Sindicato ingressará com dissídio coletivo

Sesi/Senai | Publicado em 10/04/2014

Após duas reuniões de negociação e inúmeros contatos entre Sinpro/RS e Sindepars não se chegou a um acordo para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho. Com isso, a assembleia de professores deliberou, por ingressar com dissídio coletivo na Justiça do Trabalho para ter reconhecidas as reivindicações dos professores do Sesi e Senai.

A direção do Sindicato Patronal ofereceu apenas o que já estava negociado com o Senalba, que representa os demais funcionários do sistema Fiergs. Entre as proposta estão: a reposição de 5,56% da inflação de 2013 e 0,44% de aumento real, totalizando 6% de reajuste salarial, reajuste no auxílio-creche, no mesmo percentual já referido, a ampliação de sua concessão para crianças de até 54 meses no ano de 2014, e para crianças até 60 meses em 2015.

As reivindicações dos professores de pagamento de adicional por aprimoramento acadêmico ou mesmo a indisponibilidade dos professores na ultima semana de julho, a titulo de recesso escolar, entre outras, não foram atendidas. Da mesma maneira, haverá a imposição de um Plano de Carreira a todos os funcionários do Sesi e Senai, que não contempla os anseios dos professores.

Diante da negativa de reconhecer as especificidades dos professores, em especial na educação básica, a assembleia deliberou por buscar este reconhecimento na justiça. O Sinpro/RS encaminhará o dissídio até a próxima semana e os professores serão informados do andamento do processo.