Sindicato lamenta o falecimento do professor Bartolo Perez

Pedagogo e professor universitário aposentado, Bartolo ajudou a fundar a Associação dos Professores Aposentados do Ensino Privado do Rio Grande do Sul

Por Comunicação Sinpro/RS
NOTA DE FALECIMENTO | Publicado em 21/01/2022

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) lamenta o falecimento do professor Bartolo Perez, ocorrido nesta sexta-feira, 21 de janeiro. Pedagogo, Bartolo era professor universitário aposentado, tendo atuado em diversas áreas. No Sinpro/RS, ajudou a formar a Associação dos Professores Aposentados do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Apaepers), fundada em 1993 pelo Sindicato.

Nos anos 1940, foi operário em um fundição em São Paulo onde integrou as ações de luta pela classe trabalhadora, denunciando ao sindicato de sua categoria a situação de trabalho dos jovens empregados. E assim, ingressou no grupo da Juventude Operária Católica (JOC) do bairro da Mooca.

Bartolo fez ainda parte da história que desencadeou o 1º Congresso Nacional de Jovens Trabalhadores e o 1º Congresso Nacional de Jovens Empregadas Domésticas, entre tantos outros processos que marcaram a história da JOC e da classe operária brasileira e internacional. Foi uma importante liderança local e regional atuando ainda fora do país.

Na capital gaúcha, concluiu seus estudos básicos, através do curso madureza, formando-se posteriormente em pedagogia na FAPA, onde lecionou por muitos anos. Bartolo tinha 96 anos de idade.