Sindicatos aprofundaram temas da pauta de reivindicações salariais

Ensino Privado | Publicado em 24/03/2015

Ocorreu na tarde desta terça, 24, em Porto Alegre, a terceira rodada de negociação salarial entre o Sinpro/RS e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe/RS). As reuniões tiverem inicio no dia 9 de março, com a entrega da pauta de reivindicações dos professores do ensino privado. As negociações estão ocorrendo na sede do Sinepe/RS, em duas câmaras: educação básica e educação superior.

Na câmara de educação básica a comissão dos professores propôs o debate dos seguintes pontos da pauta: equiparação salarial neste nível, autonomia docente e a limitação de alunos por turma. O aprofundamento dos temas foi exercitado na mesa de negociação, buscando entender as realidades do setor.

Na câmara da educação superior, a direção do Sinpro/RS entregou ao sindicato patronal, no início da reunião, proposta de redação de cláusulas sobre os temas discutidos no encontro da semana passada: calendário escolar, recesso e férias; autonomia do professor e regulamentação e remuneração do trabalho docente nas atividades acadêmicas específicas. As discussões foram centradas no reconhecimento e remuneração de todas as atividades realizadas pelos professores, como supervisão de estágios, participação em reuniões, exercício de representação institucional, coordenação de curso, participação em bancas de avaliação, orientação em trabalhos de conclusão de curso, participação de conselhos superiores e/ou comissões. Também se deu início às discussões sobre a limitação do número de alunos por turma.

A próxima reunião será na terça, 31 de março, quando, além da continuidade das discussões, o sindicato patronal deverá apresentar sua avaliação das redações já propostas.