Sindicatos realizam segunda rodada de negociação

Reunião | Publicado em 22/03/2016

Ocorreu nesta segunda-feira, 22, a segunda reunião de negociação Sinpro/RS e Sinepe/RS. Nas duas câmaras, os representantes dos professores manifestaram estranheza e contrariedade com a orientação dada às instituições de ensino pelo Sinepe/RS, na última semana, de antecipação de apenas 6% no salário de março, além da consideração expressa de que a integralidade antecipada do INPC afetaria “o bom andamento das negociações”.

O comunicado às instituições foi feito após a reunião do dia 15, sem que a iniciativa tivesse sido sequer mencionada. No encontro desta terça-feira, foi reiterado pelo sindicato dos professores que a reposição integral da inflação é condição para acordo.

REIVINDICAÇÕES – Para a educação básica, os principais pontos de pauta são reajuste salarial de 12%, medidas de proteção à saúde dos professores, regulamentação do trabalho extraclasse, equiparação dos valores hora/aula e construção conjunta do calendário letivo.

Na educação superior, dentre os pontos de pauta estão o reajuste salarial de 12%, calendário letivo para o próximo ano, limitação de alunos por turma, regras para o desligamento docente, regulamentação do trabalho extraclasse, garantia da autonomia do professor, entre outros pontos.