Sindicatos realizam terceira rodada de negociação

Convenção Coletiva | Publicado em 29/03/2017

Na terça-feira, 28 de março, as direções do Sinpro/RS e Sinepe/RS tiveram a terceira reunião de negociação nas câmaras de educação básica e superior, com vistas às Convenções Coletivas de Trabalho – CCTs.

Na mesa de negociação da educação superior, o primeiro assunto tratado foi a reivindicação de vedação da terceirização da atividade docente no ensino privado gaúcho, que ganhou relevância com a aprovação, no dia 22 de março, do Projeto de Lei 4.302/98, aprovado pela Câmara dos Deputados, que altera a Legislação do trabalho temporário e amplia as possibilidades de terceirização.

A limitação do número de estudantes por turma também foi tema de discussão. No entanto, o debate foi centrado na reivindicação de melhoria do piso e no reajuste dos salários. Nenhuma das discussões teve caráter conclusivo. A representação patronal voltou a alegar as dificuldades do setor. Os dirigentes do Sinpro/RS destacaram o reajuste das mensalidades escolares bem acima da inflação.

Na câmara de educação básica, o sindicato patronal insiste em aumentar o limite de alunos por turma, colocando isso como condição para discutir o reajuste salarial de 7% e outros avanços. O Sindicato manifestou sua contrariedade em relação a postura patronal e nos próximos dias irá intensificar o processo de mobilização para dar visibilidade às contradições do ensino privado gaúcho.

Na próxima terça-feira, 4 de abril, acontece a quarta rodada de negociação.