Sindicatos retomam debate no MPT no dia 9 de março

A que são submetidos os professores do ensino privado, apresentada pelo Sindicato dos Professores.

Debate | Publicado em 28/02/2012

No próximo dia 9 de março será retomado o debate entre Sinpro/RS e Sinepe/RS, mediado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), sobre a denúncia de excesso de trabalho extraclasse a que são submetidos os professores do ensino privado, apresentada pelo Sindicato dos Professores. Ficou marcada para este encontro a apresentação da resposta do sindicato patronal sobre as cinco proposições apresentadas pelo Sinpro/RS.

O assunto foi mote de uma audiência pública, no dia 9 de dezembro no auditório do MPT. O evento foi iniciativa do próprio Ministério, a partir de denúncia do Sindicato sobre o descumprimento da legislação trabalhista no que se refere ao direito de descanso dos docentes relacionado ao excesso de trabalho extraclasse.

A primeira reunião entre o Sinpro/RS e o Sinepe/RS, mediada pelo MPT, ocorreu no dia 20 de dezembro e terminou sem consenso entre os sindicatos em relação às condições que garantam o direito ao descanso dos professores. No encontro, ficou definido que a demanda do Sinpro/RS continuará sendo debatida e negociada com a mediação do MPT. Da parte do Sinepe ficou o compromisso de levar a discussão para as direções das instituições de ensino antes da próxima reunião.

“Até agora a direção do Sinepe/RS vem fugindo do debate sobre uma realidade que é incontestável. Nossa expectativa é de que na retomada das conversações o sindicato patronal encare o problema e possamos evoluir no estabelecimento de parâmetros de exigências de trabalho aos professores”, destaca Marcos Fuhr, da direção do Sinpro/RS.