Sindicatos tiveram nova rodada de negociação

Educação | Publicado em 14/04/2015

Ocorreu na tarde desta terça, 14 de abril, em Porto Alegre, mais uma rodada de negociação salarial entre o Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe/RS). As negociações estão ocorrendo na sede do Sinepe/RS, em duas câmaras: educação básica e educação superior.

Na Câmara de Educação Básica o Sindicato Patronal aceitou discutir propostas mais concretas sobre a limitação de alunos por turma e equiparação salarial na educação básica, em uma lógica de aproximação de valores entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais em relação ao Ensino Fundamental – Anos Finais. O Sinepe/RS apresentou proposta de reposição salarial pelo INPC (7,68%) retroativo a março. O Sinpro/RS insistiu na importância de garantir um aumento real sobre este percentual. Também foram discutidos os temas: Autonomia Docente; Abono de faltas por gala ou luto; Licença-Adoção; Plano de Saúde e Auxílio-Creche. A próxima reunião da comissão de educação básica será na quinta-feira, 23 de abril.

Na Câmara de Educação Superior, o Sinepe/RS propôs reajuste salarial e do piso pelo INPC (7,68%), somente a partir do mês em que ocorrer o fechamento das negociações. O Sinpro/RS rechaçou essa proposta, reafirmou a data-base da categoria em 1º de março como orientação para o reajuste salarial, além de defender o aumento real de salário. O Sindicato patronal também listou temas da pauta de reivindicações apresentadas pelo Sinpro/RS possíveis de serem negociados: autonomia do professor, limitação do número de alunos por turma, tutoria, reuniões, orientação de trabalhos de conclusão de cursos, licença luto, licença adoção, licença acompanhamento, reajuste do auxílio creche, plano de saúde, feriado do dia do professor.A próxima reunião da comissão de educação superior será na terça-feira, 28 de abril.