Sinpro/RS divulga nota de apoio aos professores públicos estaduais

Greve é resposta à proposta do governo Leite de reforma do plano de carreira do magistério, considerado um "ataque brutal ao professores"

Por Valéria Ochôa
EDUCAÇÃO | Publicado em 22/11/2019

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) divulgou nota de apoio aos professores públicos do estado do Rio Grande do Sul, em greve há cinco dias. “O governador, não satisfeito com o atraso do pagamento de salários desde que assumiu, não concedeu reajuste aos professores e demitiu contratados em licença de saúde, e agora propõe medidas que agravam ainda mais a difícil situação dos professores”, diz a nota.

Confira a íntegra da manifestação do Sinpro/RS:

NOTA DE APOIO AOS PROFESSORES PÚBLICOS ESTADUAIS

O Sinpro/RS manifesta sua solidariedade aos professores do estado do Rio Grande do Sul. Apoia a legítima mobilização da greve deflagrada contra o pacote apresentado pelo governador encaminhado à Assembleia Legislativa no dia 13 de novembro de 2019.

O governador não satisfeito com o atraso do pagamento de salários desde que assumiu, não concedeu reajuste aos professores e demitiu contratados em licença de saúde, e agora propõe medidas que agravam ainda mais a difícil situação dos professores.

O pacote prevê um ataque contra a carreira do magistério como: estagnação dos salários já defasados, achatamento do plano de carreira, fim de vantagens por tempo de serviço, a redução de gratificações entre outros.

O Sinpro/RS manifesta o repúdio às medidas apresentadas, solidariza-se com o Cpers/Sindicato e os professores públicos estaduais, faz um apelo aos deputados que rejeitem esse pacote e conclama a sociedade gaúcha na defesa da escola pública democrática, laica e de qualidade. Porto Alegre, novembro de 2019.

Direção Sinpro/RS