Sinpro/RS e Sinepe/RS iniciam negociação salarial nesta terça-feira, 05

Sinpro/RS e Sinepe/RS | Publicado em 04/03/2013

Acontece nesta terça-feira, 5 de março, a rodada inaugural de negociação 2013 entre o Sinpro/RS e o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino – Sinepe/RS. O encontro será às 14h30min, na sede do sindicato patronal (av. Borges de Medeiros, 308, 18° andar). Dentre as reivindicações dos professores, reposição salarial pelo INPC do período + 3% de aumento real.

O Sinpro/RS está propondo a negociação em duas câmaras distintas: educação básica e educação superior; e por eixos temáticos: melhoria salarial, atividade extraclasse e direito ao descanso; política e estratégias de preservação da saúde docente; regulamentação da concessão das férias e da indisponibilidade para o trabalho no recesso letivo; regulamentação e remuneração do trabalho docente nas atividades específicas da educação superior (supervisão de estágio, coordenação de curso, entre outros) e melhorias nas condições de trabalho da educação básica.

“O novo formato de negociação proposto pretende dar conta das especificidades e variáveis de cada área”, explica Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

Mote da campanha 2013 é qualidade do ensino
A campanha salarial dos professores do ensino privado vai ao encontro de um desafio que tem mobilizado toda a sociedade brasileira: a educação de qualidade. O mote foi criado em outubro do ano passado, quando o Sindicato realizou a Semana da Consciência Profissional – uma provocação para os professores manifestarem-se sobre suas condições de trabalho. “Os professores confirmaram: excesso de trabalho extraclasse, excesso de alunos por turma, falta de valorização e de apoio profissional e salários defasados são os principais problemas enfrentados pela categoria e que impactam diretamente na qualidade da educação do ensino privado gaúcho”, afirma Cecília.

O ensino privado gaúcho conta com cerca de 30 mil professores e atende mais de 630 mil estudantes da educação básica e superior.