Sinpro/RS integra o 4º Encontro do Coletivo Nacional LGBTQIA+ da CUT

A reunião contou com entidades sindicais e representativas de 12 estados

Por Comunicação Sinpro/RS
MOVIMENTO | Publicado em 10/05/2023

Encontro reuniu coletivos de todo país
Foto: Roberto Parizotti

De 4 a 7 de maio ocorreu em São Paulo o 4º Encontro do Coletivo Nacional LGBTQIA+, da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O evento buscou discutir e programar ações de mobilização e luta LGBTQIA+ no mundo do trabalho, em 2023. O diretor do Sindicato dos Professores, Erlon Schüler, participou do encontro, representando a entidade.

A reunião contou com entidades sindicais e representativas de 12 estados. Os participantes traçaram um diagnóstico das políticas governamentais e empresariais voltadas para a população LGBTQIA+. Como destaque central dos debates esteve a atuação do judiciário em relação a casos de violências e discriminação nos locais de trabalho.

“O encontro foi muito importante pois reuniu os coletivos. O Sinpro/RS já vem atuando na defesa desta parcela da categoria através do Núcleo de Apoio ao Professor Contra a Violência (NAP). Integrar o evento foi fundamental para o fortalecimento das ações e encaminhamentos políticos e sindicais neste sentido”, explica Erlon.

O encontro encerrou com a missão de articular os coletivos e as confederações para que impulsionem outras participações, como sindicatos e movimentos sociais nos estados. Ficaram acertadas ainda reuniões mensais, sendo o primeiro encontro no dia 14 de junho, próximo.