Sinpro/RS publica Nota Pública em apoio à UERGS

A nota trata sobre a indefinição no pleito, realizado em agosto de 2022, para a escolha da nova Reitoria da Instituição

Por Comunicação Sinpro/RS
MOVIMENTO | Publicado em 31/08/2023

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) publicou nesta quinta-feira, 31 de agosto, uma Nota Pública em apoio a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em função da indefinição no pleito, realizado em agosto de 2022, para a escolha da nova Reitoria da Instituição. Leia abaixo a íntegra da nota.

TODOS JUNTOS, POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE

O Sinpro/RS participou ativamente da luta para que o estado do Rio Grande do Sul tivesse a sua universidade pública. Foram muitas as vozes que se somaram até a UERGS se tornar uma realidade.

Mas não bastava termos uma Universidade, no DNA dessa luta estava uma palavra que nos é muito cara: democracia. A escolha do comando da Instituição deveria passar pela decisão de professores, alunos e funcionários.

Neste momento, vivemos um impasse na UERGS. Passado um ano da última eleição, ainda não temos a promulgação do resultado do pleito. Essa indefinição e disputas internas não fortalecem a nossa Universidade Estadual e dão ainda mais fôlego para aqueles que apostam no desmonte e desvalorização das instituições públicas.

Faz-se necessário que o Conselho Universitário, que é a instância superior para dirimir quaisquer divergências, dê andamento na definição do processo eleitoral e busque incessantemente a pacificação para que a Instituição volte a sua normalidade.

Viva a Uergs!