Sinpro/RS propõe audiência pública para debater a utilização de câmeras de vigilância em sala de aula

A audiência pública debaterá a utilização de câmeras de vigilância em salas de aula nas escolas privadas de educação básica.

Pesquisa | Publicado em 27/05/2013

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado realizará na terça-feira, 28, às 9h30min, uma audiência pública que debaterá a utilização de câmeras de vigilância em salas de aula nas escolas privadas de educação básica. A audiência será na Sala Salzano Vieira da Cunha da Assembleia (Praça Mal. Deodoro, 101, 3º andar). A solicitação para o debate foi uma proposta da direção do Sinpro/RS, que considera o uso destes equipamentos uma interferência no trabalho pedagógico do professor e na sua relação com os alunos, além de ferir a privacidade e expor as crianças.

Foram convidados à participar da Audiência Pública, oSindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado (Sinepe/RS), Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil (Sindicreches), Conselho Estadual de Educação (CEEd), Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre (CME), Faculdade de Educação da UFRGS, FeteeSul e Contee.

PESQUISA – Em pesquisa recente realizada pelo Sinpro/RS com os professores em todo o estado, 76% disseram estar acompanhando as notícias veiculadas na imprensa sobre a instalação de câmeras em salas de aula, 82% são contrários a esse tipo de vigilância e 81% afirmaram ter conhecimento de outros estabelecimentos que adotaram esse tipo de equipamento nas salas de aula.

Em abril, o Sindicato encaminhou ao Ministério Público do Trabalho (MPT) denúncia de instituições de ensino que mantêm câmeras de vigilância nas salas de aula, sala de professores e laboratórios. Duas escolas já foram identificadas e outras estão sendo verificadas.