Sinpro/RS reivindica aumento real para a educação infantil

Sinpro/RS | Publicado em 18/05/2012

Ocorreu nesta sexta-feira, 18 de maio, a primeira reunião de negociação do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS – Sinpro/RS e o sindicato patronal (Sindicreches) para a negociação coletiva 2012 dos professores que atuam em escolas exclusivamente com educação infantil.

Os professores reivindicam o reajuste do salário pelo INPC (4,88%) + 10% de aumento real; férias no período de janeiro ou fevereiro; recesso de sete dias em julho; plano de saúde com participação das escolas (50%), ampliação do adicional por tempo de serviço de 3% para 5% a cada quatro anos e remuneração das reuniões pedagógicas quinzenais.

Os representantes do Sinpro/RS apresentaram ao Sindicato Patronal números do panorama econômico do estado e do país, tais como PIB, reajuste do salário mínimo nacional (14,13%) e regional (14,75%) e piso nacional do magistério de R$ 725,50 para 20h, enquanto nas escolas de educação infantil privadas o piso está em R$ 659,40 (20h), em Porto Alegre, e R$ 597,45 (20h) nos demais municípios.

“Estamos num momento muito positivo da economia e de um esforço nacional para a valorização dos professores. Os salários da educação infantil são os mais baixos da categoria e o ensino privado não pode ficar à margem de todos esses movimentos. Por isso avaliamos a necessidade de reajuste de 10%, além da reposição do INPC”, destaca Celso Stefanoski, diretor do Sinpro/RS. Ele reforça que a o reajuste das mensalidades das escolas neste ano foi de 9,5% em média, o que não justifica a resistência apresentada pelo sindicato patronal em conceder o reajuste reivindicado pelos professores.

Números do Dieese também comprovam que a grande maioria dos municípios (ensino público) está pagando valores superiores aos praticados pelas escolas particulares de educação infantil.

Uma nova reunião de negociação está agendada para a próxima sexta-feira, dia 25 de maio.