Sinpro/RS se manifesta sobre a venda da FAPA

Nota Pública | Publicado em 15/08/2014

A reunião da diretoria colegiada do Sinpro/RS, na tarde da sexta-feira, 15, avaliou a venda da FAPA para o UniRitter/Laureate e decidiu pela emissão da nota pública que segue:

NOTA PÚBLICA

Na última quinta-feira, 14 de agosto, a sociedade gaúcha foi impactada com a informação da transferência de mais uma tradicional instituição de ensino superior do Rio Grade do Sul para o setor mercantil da educação.

A venda da Faculdade Porto-Alegrense – FAPA para o UniRitter, do Grupo Laureate International Universities, representa a expansão do processo de mercantilização da educação superior no estado, onde historicamente predominam instituições públicas, confessionais, comunitárias, filantrópicas e sem fins lucrativos.

O Sinpro/RS reitera a convicção de que a educação é um bem público, cuja oferta não pode estar à mercê da lógica do mercado e pautada tão somente pela expectativa de lucro. Os reflexos do avanço da mercantilização em nosso estado ameaçam o padrão de qualidade do ensino superior do RS, reconhecido em todo o país.

O Sindicato dos Professores, face à venda da FAPA, reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos dos professores e a manutenção dos seus contratos de trabalho no âmbito da nova configuração empresarial.