UERGS e Liberato: Sinpro/RS solicita reunião com a Casa Civil

No encontro, o diretor do Sinpro/RS, Daniel Sebastiani, foi recebido pelo subsecretário, que se comprometeu em agendar um encontro entre os representantes dos professores e o Secretário

Por Comunicação Sinpro/RS
NEGOCIAÇÃO COLETIVA | Publicado em 17/03/2023


Representantes dos professores foram recebidos pelo subsecretário da Casa Civil
Foto: divulgação

O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) solicitou, em ofício entregue à Casa Civil do Estado, na quinta-feira, 16 de março, uma reunião com o secretário Artur Lemos para tratar da negociação coletiva dos professores que atuam na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e na Fundação Liberato, instituições cujos docentes são representados pela entidade.

No encontro, o diretor do Sinpro/RS, Daniel Sebastiani, foi recebido pelo subsecretário, que se comprometeu em agendar um encontro entre os representantes dos professores e o Secretário. “Neste ano incluímos a Casa Civil no processo de negociações por entendermos que entidades como a UERGS e a Fundação Liberato, devem estar incluídas entre as prioridades do Governo do Estado”, explica Sebastiani.

Normalmente, a Casa Civil não está incluída nas reuniões de negociação, que ocorrem entre Governo do Estado, através do Grupo de Assessoramento Especial (GAE), e as entidades representativas. Daniel justifica a inclusão do órgão no processo devido às falas públicas do Governo do Estado, garantindo que educação é uma prioridade no Rio Grande do Sul. A reunião não tem previsão para ocorrer. A data base da categoria é 1º de março.

Com mais de 50 anos de existência, a Fundação Liberato é voltada à educação profissional de nível técnico com 3,5 mil alunos matriculados. Presente em 23 municípios gaúchos, A UERGS ministra cursos de graduação e pós-graduação em três áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas e Engenharias, Ciências da Vida e Meio Ambiente.