Uergs – Professores aprovam Acordo Coletivo e Plano de Carreira

Os professores da Uergs deliberaram pela aprovação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho e Plano de Carreira Docente.

Comunicação Sinpro/RS
Uergs | Publicado em 12/12/2011


Em assembleia na tarde de sexta-feira, 9 de dezembro, que se estendeu com votação secreta até às 12h de sábado, 10 de dezembro, os professores da Uergs deliberaram pela aprovação da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho e Plano de Carreira Docente. De um total de 134 votantes com direito a voto, votaram 74 docentes com o seguinte resultado: favoráveis – 74, contra – zero, brancos e nulos – zero.

Na tarde desta segunda-feira, 12, o Plano de Carreira foi protocolado junto ao governo com o objetivo de finalizar as tratativas para envio à Casa Civil e Assembleia Legislativa.

“Os representantes do governo se comprometeram a enviar o Plano de Carreira imediatamente à Assembleia Legislativa. Este plano vai representar ganhos de até 60% aos docentes, transformando a Uergs num excelente espaço de trabalho no ensino superior gaúcho”, destaca Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS.

A proposta de Plano de Carreira aprovada teve os seguintes tópicos:

1.Dedicação exclusiva de 40%, sendo que a regra é a concessão para todos;
2. Promoções limitadas em 30% ao ano;
3. Estrutura com 12 níveis horizontais;
4. Número de 600 professores;
5.30 FCs VII – de Coordenadores de Curso com remuneração em torno de R$ 1.500,00; 6. Licença para aprimoramento acadêmico;
7.Reconhecimento da titulação e de todo o tempo de contrato na UERGS, independente da modalidade, para fins de enquadramento;
8. Reconhecimento da autonomia universitária no estabelecimento dos critérios de progressão via CONSUN;
9. Estrutura e forma do documento aprovada pelos professores.

A proposta do Acordo Coletivo de Trabalho de 2011 aprovada prevê 3,61% retroativo a setembro e 0,61% nas bases também nessa data e, ainda, 2,61% para março de 2012.