Urcamp demite professores em início de semestre

Urcamp | Publicado em 25/02/2014

No final da ultima semana a direção do Sinpro/RS foi informada da demissão de professores em vários campi da Urcamp. Segundo informações, foram demitidos 10 professores apenas no campus de Alegrete e três de São Gabriel. O Sindicato continua apurando o número de demitidos nas outras unidades da Universidade.

“O que surpreendeu o Sindicato e os docentes foi o fato destas demissões acontecerem justamente na eminência do reinicio das atividades letivas, previstas para esta segunda-feira, 24/02”, afirma Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. Segundo o dirigente, demissões de professores acontecem todos os anos, sendo considerado o final do ano letivo o período mais adequado para os desligamentos de modo a viabilizar a recolocação no mercado de trabalho.

Outro fator de contrariedade do Sindicato é a perspectiva do não recebimento das respectivas verbas rescisórias dos demitidos, o que tem se constituído em prática comum da Urcamp no último período. As circunstâncias das demissões e as perspectivas do não pagamento das verbas rescisórias deverão ensejar iniciativas judiciais por parte do Sindicato nos próximos dias, para a defesa dos direitos dos professores.