Vencedores da 21ª edição recebem estatuetas em cerimônia de premiação

Os escolhidos nas categoria Projeto, Instituição e Profissional foram agraciados com o troféu Pena Libertária, desenvolvido especialmente para o evento

Por Comunicação Sinpro/RS
PRÊMIO EDUCAÇÃO | Publicado em 19/10/2018

Aconteceu na noite nesta sexta-feira, 19 de outubro, a cerimônia de premiação do Prêmio Educação RS. Os vencedores nas categoria Projeto, Instituição e Profissional foram agraciados com o troféu Pena Libertária, desenvolvido especialmente para o evento. Promovido pelo Sinpro/RS, o Prêmio comemorou sua 21ª edição em 2018.

Margot Andras, diretora do Sinpro/RS, destacou a importância da premiação em tempos tão difíceis para a educação no país. “São 21 anos tirando do anonimato aqueles que acreditam e fazem da educação sua arma de resistência e transformação da sociedade”, disse ela em seu discurso.

César Valmor Machado Lopes, representante da Comissão Julgadora do Prêmio, ressaltou a diversidade das indicações e o trabalho realizado por elas. “Tivemos aqui entidades que lutam pela diversidade e pela educação de qualidade e que realizam um importante trabalho”, explicou Lopes. Ainda durante a premiação, alunos da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte) apresentaram peças musicais, abrilhantando o evento.

Mais uma vez, os vencedores foram escolhidos após votação on-line dos mais de 20 mil professores associados. Todos os indicados foram avaliados pela Comissão Julgadora da premiação, levando em conta critérios como o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento.

Representante da Fundarte, professora Dulce Ruschel e representante dao projeto Horta na Escola, recebem estatueta Pena Libertária da diretora do Sinpro/RS, Margot Andras (ao centro)
Foto: Igor Sperotto

Desde a primeira edição já foram laureados 21 profissionais, 24 projetos e 21 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais.

Neste ano, foram vencedores:

PROFISSIONAL – Dulce Maria Simon Ruschel
Natural de Alto Feliz, professora aposentada continua fazendo trabalho voluntário e publica, aos 86 anos, um livro sobre a história do município.

INSTITUIÇÃO – Fundação Municipal de Artes de Montenegro
Instituição que atua intensamente na comunidade de Montenegro, oportunizando o acesso à arte e à cultura para crianças, jovens e adultos, desde 1959.

PROJETO –  Alimentação Saudável através da Sustentabilidade
O Projeto Horta na Escola busca suprir as necessidades na merenda escolar, com verduras, legumes, ervas medicinais e aromáticas nas escolas municipais de Esperança do Sul.

COMISSÃO JULGADORA 2018 – Todos os anos uma comissão julgadora é escolhida pelo Sinpro/RS para avaliação das indicações em cada categoria. A comissão é formada por representantes de entidades que atuam com representatividade no âmbito educacional no Estado. Nesta edição participaram:

Clarice Gorodicht
Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre.

César Valmor Machado Lopes
Faculdade de Educação da UFRGS.

Edson Rodrigues Garcia
CPERS Sindicato.

Maria José Vasconcelos
Jornal Correio do Povo.

Celso Stefanoski
Sinpro/RS.

Nina Rosa Ventimiglia Xavier
ASSERS – Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e AOERGS – Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul.