Revista - Sinpro/RS

 

 

A Revista Textual cumpre a proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral, bem como de estimular a abordagem e elaboração de questões referentes à relação dos professores do ensino privado com o mundo da escola e a dinâmica educacional. A distribuição é gratuita nas sedes do Sindicato e em mãos nas visitas dos diretores às instituições de ensino.

 

 

 

 

Revista Textual – Edição 26

A edição 26 da Revista Textual traz o ensaio de capa assinado pelo professor Paulo Brack (Ufrgs) que expõe a propaganda exagerada pró-agronegócio por parte da mídia brasileira, em grande parte financiada por este setor. Segundo ele, o agrobusiness é visto como “locomotiva da economia”, porém integra o círculo vicioso das commodities e das monoculturas.


Revista Textual – Edição 25

A Revista Textual, em sua 25ª edição, traz no artigo de capa o debate sobre questões de gênero, sexualidade e heterenormatividade na escola. O texto do professor Fernando Seffner, intitulado Tem nexo não falar de sexo na escola?, aborda o tema a partir da crítica às supressões dos conteúdos relativos a gênero e sexualidade, tanto do Plano Nacional de Educação, quanto dos planos municipais.


 | Foto: reprodução

Revista Textual – Edição 24

A 24ª edição da Revista Textual tem como destaque de capa a inclusão de estudantes com deficiência no sistema regular de ensino. O artigo Da inclusão escolar ao sistema educacional inclusivo faz um resgate histórico da Legislação e das instituições pioneiras em práticas inclusivas no país.


 | Foto: reprodução

Revista Textual – Edição 23

A 23ª edição da Revista Textual, começou a circular em junho de 2016 com ensaio de capa sobre a indústria como motor do crescimento econômico no Brasil, de autoria dos professores da Ufrgs André Moreira Cunha, do Departamento de Economia, e Pedro Perfeito da Silva, doutorando em Economia.


Revista Textual – Edição 22

A 22ª edição da Revista Textual, publicação do Sindicato dos Professores do Ensino Privado – Sinpro/RS, começou a circular neste mês de outubro. No ensaio de capa, o fenômeno dos deslocamentos populacionais forçados, em especial a fuga em massa de povos das áreas de conflitos no Oriente Médio e da África, na mais grave crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial.


Revista Textual – Edição 21

A 21ª edição da Revista textual tem seus dois ensaios voltados para duas questões fundamentais e interligadas. Uma delas é a crescente precarização das relações de trabalho nas últimas décadas, em que a terceirização da mão de obra é a ponta mais visível desse processo.


Revista Textual – Edição 20

O ensaio da capa desta edição da Revista Textual – Reforma Política: A democracia merece mais – alerta sobre a urgência da reforma política no país, com ênfase para o financiamento público de campanha.


Revista Textual – Edição 19

A 19º edição da Revista Textual traz um ensaio de capa que aborda o futebol como negócio e o legado da Copa do Mundo no Brasil. O texto intitulado Futebol, Poder e Violência: às vésperas da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, tem autoria de Felipe Tavares Paes Lopes, Mariana Z.


Revista Textual – Edição 18

As consequências da má alimentação são o enfoque do ensaio de capa da 18ª edição da Revista Textual, publicação semestral do Sinpro/RS. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, até o ano de 2030, mais da metade da população do planeta terá problemas de saúde decorrentes da superalimentação.


Revista Textual – Edição 17

O enfrentamento da questão das drogas é destaque de capa da 17ª edição da Revista Textual, publicação semestral do Sinpro/RS.


Revista Textual – Edição 16

O enfrentamento da questão das drogas é destaque de capa da 17ª edição da Revista Textual, publicação semestral do Sinpro/RS.


Revista Textual – Edição 15

A redução dos salários e o aumento na taxa de desemprego têm sido, historicamente, as variáveis de ajuste com as quais o capitalismo enfrenta suas crises mundo afora – invariavelmente estabelecendo metas relacionadas ao desaquecimento da economia.


Revista Textual – Edição 14

Salvaguardado o direito de legítima defesa, nada sustenta o mito do “cidadão de bem”, armado, em contraposição à maioria da população, que não tem acesso aos serviços mínimos de segurança. Armas e segurança pública é o ensaio da capa desta edição da Revista Textual.


Revista Textual – Edição 13

A despeito de iniciativas bem-sucedidas com vistas ao consumo sustentável e de um crescente movimento de consciência social acerca da questão do lixo, é cada vez mais evidente a disparidade entre a produção e a reciclagem dos resíduos sólidos.


Revista Textual – Edição 12

A elasticidade da jornada de trabalho e as atividades extraclasse somadas à precarização das relações e do ambiente de trabalho comprometem a saúde física e mental dos professores, com reflexos na qualidade da Educação.


Revista Textual – Edição 11

Atenta ao cotidiano dos professores e às transformações do mundo da escola, a Revista Textual chega a sua décima primeira edição reafirmando sua vocação para o debate de temas do cotidiano da escola e de amplo interesse da sociedade.


Revista Textual – Edição 10

Em sua décima edição, a Revista Textual aborda temas inseridos no cotidiano dos professores do ensino privado e que têm sido debatidos de forma estratégica e permanente pelo Sinpro/RS.


Revista Textual – Edição 09

Textual chega à sua nona edição como reconhecido espaço para a divulgação da produção acadêmica e também como veículo para o debate de temas do universo educacional. Neste número, a revista foca assuntos relacionados ao mundo da escola, à divulgação do conhecimento científico e à critica sociológica.


Revista Textual – Edição 08

A diversidade de assuntos abordados e os diferentes pontos de vista em relação a temas de interesse dos professores – e da sociedade como um todo – estão ainda mais presentes nesta oitava edição da Revista Textual.


Revista Textual – Edição 07

A violência na escola; a Educação Profissional à margem da qualificação; o comportamento dos atores do processo de aprendizagem; a importância da Filosofia da Educação na formação profissional do professor; e o desiquilíbrio nos ciclos de mudanças climáticas são os temas da sétima edição da Revista Textual.


Revista Textual – Edição 04

Chegamos à quarta edição da Textual tendo plena convicção de que a iniciativa de materializar esta revista há dois anos, mostrou-se correta e frutificou em temas e debates. Nossas páginas têm servido de suporte para assuntos que estão na ordem do dia, muitas vezes até mesmo antecipando-se.


Revista Textual – Edição 03

Um novo espaço para a divulgação da produção científica e acadêmica, através de ensaios e artigos. Assim é a revista Textual.


Revista Textual – 02

Um novo espaço para a divulgação da produção científica e acadêmica, através de ensaios e artigos. Assim é a revista Textual.


Revista Textual – 01

Um novo espaço para a divulgação da produção científica e acadêmica, através de ensaios e artigos. Assim é a revista Textual, a novidade editorial do Sinpro/RS.