Pagina Inícial Serviços Agenda Seminário Educação em Tempos de Conflito

Seminário Educação em Tempos de Conflito

31 de Agosto de 2019
Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa RS

(Praça Marechal Deodoro, 1101, Centro Histórico)

O evento reunirá renomados educadores brasileiros para debater os riscos e desafios da educação no atual momento histórico brasileiro e marcará a comemoração dos 55 anos do Colégio João XXIII. É aberto a educadores de universidades, escolas públicas e privadas, estudantes, além de demais interessados.

Na programação, além dos painéis, apresentações artísticas, com música, poesia, teatro e demais intervenções pensadas junto com segmentos da comunidade escolar.

R$ 70,00 (público em geral)
R$ 35,00 (universitários e de outras instituições de ensino).
Estudantes do Colégio João XXIII têm gratuidade e profissionais da Escola pagam meia entrada.
Interessados podem fazer as inscrições pelo link https://bit.ly/2S6WwfD.
Certificado para os participantes.

PAINÉIS
10h às 12h – Diversidade na Educação: uma discussão necessária
Dra Gladis Kaercher, professora e doutora em Educação pela Ufrgs, é coordenadora do Uniafro/Ufrgs – Política de Promoção da Igualdade Racial – e criadora do estojo de giz de cera profissional cor de pele Pintkor Uniafro Koralle, primeiro material grafo-plástico nacional voltado à educação das relações etnicorraciais no ambiente escolar. Falará Dos pequenos racismos cotidianos: como e por que combater o racismo institucional
Dra Leni Vieira Dornelles, professora titular da Faculdade de Educação da Ufrgs há 25 anos, doutora pela Pós-Graduação em Educação da Faced e pós-Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho em Braga, Portugal. A educadora trabalha com a educação das infâncias desde 1972. Abordará o tema Historicizando infâncias e juventudes que nos escapam
Dr Gerson Pinho, psicanalista e membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Appoa), é mestre em Psicologia Social e Institucional pela Ufrgs. É professor de pós-graduação nos cursos de especialização em Problemas do Desenvolvimento na Infância e Adolescência, Estimulação Precoce e Psicomotricidade desenvolvidos pelo Centro Lydia Coriat de Porto Alegre em parceria com diferentes faculdades do Brasil. Abordará Gênero, adolescência e contemporaneidade

14h às 15h30 – Imagens Quebradas – Trajetórias e Tempos de Alunos e Mestres
Miguel Gonzalez Arroyo
, professor titular emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), PhD em Educação pela Stanford University.

16h10 às 18h – Educação Vivências e Aprendizagem – O cotidiano da Escola como espaço de formação ética, estética e cultural emancipatória
César Nunes, professor titular de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor em Filosofia e Educação, Livre-Docente em Educação. O educador atua nas linhas de pesquisas Política, Ética e Educação e Epistemologia e Teorias da Educação. Escreveu 33 livros sobre história, filosofia, formação de professores, ética e sexualidade, entre outros. É presidente nacional da Associação Brasileira para a Educação Afetiva e Ética Sexual (Abrades).
Jaqueline Moll, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), doutora em Educação pela Ufrgs, tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona. A educadora atuou como Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul no período de 2014 a 2018.