Segundo dia de votação ultrapassa quórum mínimo de votos

Na tarde desta quarta-feira, 29, o número de votos computados já superava o quórum estatutário, de 50% mais 1 do total dos eleitores habilitados

Por Redação
SINDICATO | Publicado em 30/10/2025


O prazo de votação, iniciado na terça-feira, 28, encerra às 22 horas desta quinta-feira, 30, quando será anunciada a direção eleita do Sindicato dos Professores para o triênio 2026/2028. O quórum mínimo e demais regras das eleições do Sinpro/RS são estabelecidos pelo estatuto da entidade.

A votação é eletrônica, em 202 urnas e internet, e está sob a responsabilidade da empresa Eleja On-line, que utiliza um sistema criptografado e auditável. Estão aptos a votar 21.202 professores associados ao Sinpro/RS, de todos os níveis de ensino, em todo o estado.

Duas chapas estão concorrendo ao pleito: Chapa 1, Experiência para Avançar; e Chapa 2, Renovação. No site das Eleições Sinpro/RS 2025 estão disponíveis as nominatas das respectivas chapas.

O processo eleitoral pode ser acompanhado no site das Eleições Sinpro/RS 2025, que reúne informações sobre as chapas concorrentes, os editais publicados e os locais de votação.

Em caso de dúvida, os professores devem acessar o Sinpro/RS pelos contatos oficiais disponíveis no Fale Conosco no site do Sindicato.

Votação: internet e urnas eletrônicas

A Eleja On-Line enviou por email, SMS e WhatsApp aos professores aptos a votar o link do site de votação e a senha, bem como as orientações de como votar, conforme os contatos cadastrados na base de dados do Sindicato.

Além da possibilidade de voto pela internet, os associados terão a opção de votar de forma eletrônica em 222 urnas fixas e volantes, diretamente nas instituições de ensino e nas sedes do Sindicato em Porto Alegre e nas Regionais em todo o estado.

A localização das urnas das instituições pode ser conferida no site das Eleições Sinpro/RS 2025.

Principais informações sobre o processo eleitoral do Sinpro/RS

Período de votação
Das 8h do dia 28 de outubro até às 22h do dia 30 de outubro.

Quem pode votar
Professores associados ao Sinpro/RS, que se associaram até o dia 28 de julho de 2025, e que estão em dia com as mensalidades e serviços contratados junto ao Sindicato. Os docentes aposentados também têm direito ao voto.

Onde votar
O voto poderá ser feito diretamente nas instituições de ensino, de forma eletrônica, nas urnas fixas ou volantes. Também será possível votar nas sedes e regionais do Sindicato em todo o estado e pela internet. No site das Eleições do Sinpro/RS estão disponíveis os endereços das urnas.

Como votar pela internet

1) De posse da senha, o associado deve clicar no site da votação.
2) No site para votar, para acessar a área de voto, deve clicar em “Entrar na Eleição”.
3) A seguir, digitar nos campos indicados o número de CPF e a senha que recebeu da Eleja On-Line por e-mail, mensagem SMS e WhatsApp.
4) Então, marcar a opção desejada e clicar no botão “Votar”.
5) Para finalizar o voto, clicar no botão “Confirmo”.
6) Após ter o voto computado, clicar no botão “Ver comprovante” e fazer o download do mesmo ou enviar por e-mail.