Legalização das drogas é o tema de capa da nova edição da revista Textual

O ensaio Contra a drogafobia e o proibicionismo: dissipação, diferença e o curto-circuito da experiência é assinado pelo antropólogo, cientista político e professor da Uerj, Luiz Eduardo Soares

Comunicação Sinpro/RS
Sinpro/RS | Publicado em 13/06/2013


O enfrentamento da questão das drogas é destaque de capa da 17ª edição da Revista Textual, publicação semestral do Sinpro/RS. O ensaio Contra a drogafobia e o proibicionismo: dissipação, diferença e o curto-circuito da experiência é assinado pelo antropólogo, cientista político e professor da Uerj, Luiz Eduardo Soares, autor dos livros Elite da Tropa (Objetiva), Elite da Tropa 2 (Nova Fronteira) e Tudo ou nada (Ediouro) – este sobre a descriminalização das drogas.

O autor defende a legalização das drogas com base em diversos argumentos, entre os quais a demonstração de que o proibicionismo gerou e reproduzo aumento do consumo, violência, corrupção, criminalização da pobreza, impossibilidade de atendimento aos dependentes, orientação aos usuários ou controle da qualidade do produto e do processo de trocas clandestinas. E propõe a “redução de danos e aproximação entre a norma e a realidade, uma vez que a experiência mundial provou a inviabilidade da repressão policial e da persecução judicial como métodos de eliminação das drogas e de seu comércio”.

Sustentabilidade
Os erros e acertos da matriz energética adotada pelo país são tema do ensaio Fontes renováveis de energia: uma alternativa sustentável?, de autoria do coordenador da PPG em Engenharia e Ciências Ambientais da UCS e diretor do Sinpro-Caxias, Lademir Beal.

Educação
Na editoria O professor e o mundo da escola, a diversidade contratual na educação superior é analisada pelo diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr. Sobre a Dinâmica do meio educacional, a coordenadora do curso de Letras da Unijuí, Fabiana Diniz Kurtz, analisa o papel da docência em língua inglesa para além dos megaeventos esportivos que serão sediados pelo. Uma reflexão sobre o trabalho do professor em meio ao choque de concepções educacionais e produtivistas é o tema do artigo da socióloga e professora Suzana Albornoz. Por fim, as campanhas de marketing das instituições privadas cada vez mais distanciadas dos objetivos pedagógicos são tratadas em artigo do publicitário Fernando Waschburger.

A Revista Textual foi lançada em novembro de 2002 pelo Sinpro/RS com a proposta de divulgar a produção editorial de professores e especialistas sobre temas de interesse geral e abordagens de questões referentes à relação dos professores com o mundo da escola e sobre a dinâmica educacional.

Confira a íntegra da nova edição da Revista Textual.