Alterada forma de liberação de verbas penhoradas

Ensino superior | Publicado em 30/01/2009

Em audiência conjunta dos Sindicatos dos Professores, Auxiliares de Administração Escolar de São Leopoldo, Funcionários dos Hospitais, Enfermeiros e Farmacêuticos realizada na tarde desta sexta-feira, 30, na 3º Vara do Trabalho de Canoas, face ao quadro muito diferenciado de pagamento dos salários destas categorias, foi proposto e aceito por todos o estabelecimento de uma equiparação salarial a partir dos valores atualmente penhorados e futuros.

A categoria dos professores é. no presente momento. a beneficiária do maior percentual de valores bloqueados pela Justiça do Trabalho para o pagamento dos salários. Esta realidade motivou a convocação da audiência e levou ao estabelecimento do acordo para uma divisão mais equânime dos recursos, contemplando todos os trabalhadores prejudicados pelos atrasos salariais.

Portanto, as próximas liberações de alvarás referentes aos valores bloqueados (R$ 700 mil no dia de hoje) não beneficiarão os professores, devendo ser repassados aos Sindicatos das categorias que não receberam nenhuma valor referente a dezembro nem ao 13º.

Na próxima terá-feira, 03, haverá nova audiência, do Sinpro/RS, também na 3º Vara em que, além dos salários de dezembro e 13º, é objeto da ação o salário de férias, em atraso desde o dia 23 de janeiro.

A continuidade da crise e da inadimplência salarial reforça a importância da participação de todos na Assembléia dos Professores da Ulbra convocada pelo Sinpro/RS para o dia 28 de fevereiro – sábado – às 10h, na sede estadual, em Porto Alegre (Av. João Pessoa, 919) para deliberação sobre o início das atividades letivas.