Aprovadas as Convenções Coletivas 2023-2024 da educação superior

Os respectivos documentos regulamentam o salário e as condições de trabalho dos professores que atuam nas instituições representadas pelo Sinepe/RS e pelo Sindiman/RS

Por Comunicação Sinpro/RS
ENSINO PRIVADO | Publicado em 05/06/2023


Professores aprovaram as propostas negociadas pelo Sinpro/RS com o Sindiman/RS e o Sinepe/RS
Foto: Valéria Ochôa - Ascom Sinpro/RS

Em Assembleias Gerais realizadas no último sábado, 3 de junho, os professores da educação superior aprovaram a proposta para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, negociada entre o Sinpro/RS e os sindicatos patronais (Sindiman/RS e Sinepe/RS). As respectivas reuniões de negociação iniciaram em março com a entrega das pautas de reivindicações dos professores às comissões patronais.

Entre os destaques aprovados pelos docentes estão:

BASE SINEPE/RS – A proposta para a CCT 2023/2024 foi aprovada por 91,3% dos participantes da Assembleia Geral. Na proposta, reajuste salarial de 5,47%, a partir do salário de junho de 2023, antecipação de 50% do 13º salário até 15 de agosto e integralização até o dia 15 de dezembro. Recomendação para as instituições de feriados nos dias 13 e 14 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor.

BASE SINDIMAN/RS – A proposta para a CCT 2023/2024, aprovada por 83,7% dos participantes da Assembleia Geral, destaca: reajuste de 3,47% no valor da hora-aula a partir do salário de junho, incidente sobre o valor da hora-aula pago em maio de 2023. Integralização de 5,47% no valor da hora-aula, a partir do salário de setembro, incidente sobre o valor da hora-aula pago em maio de 2023. Alteração do inciso 9º da cláusula sobre Irredutibulidade de Salário e Carga Horária e antecipação da comemoração do Dia do Professor em 13 de outubro.

Em breve os documentos serão formalizados e estarão disponíveis no site e aplicativo do Sinpro/RS.