Aprovadas propostas para convenções e acordo coletivo 2018

Decisão foi tomada em Assembleia geral, na tarde deste sábado, 9 de junho, em Porto Alegre, por professores da educação básica e superior

Por Valéria Ochôa
ENSINO PRIVADO | Publicado em 09/06/2018


Em Assembleia Geral, realizada na tarde deste sábado, 9 de junho, os professores da educação básica e da educação superior aprovaram as propostas para acordo com vistas às Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs 2018). Os professores vinculados às instituições comunitárias de educação superior (IES) também aprovaram a proposta de Acordo Coletivo Plúrimo.

As propostas para as CCTs 2018 são resultados da negociação coletiva de trabalho entre o Sinpro/RS e o sindicato patronal (Sinepe/RS), na mais longa tratativa dos últimos 10 anos, marcada pelo primeiro ano da vigência da reforma trabalhista; e a proposta de Acordo Coletivo Plúrimo foi negociada entre o Sinpro/RS e as direções das IES.

Todas as propostas incluem o reajuste salarial de 2,5%, retroativo a março, a ser pago no salário de junho, e a manutenção das demais cláusulas das CCTs e Acordo de 2017, com destaque para a preservação da obrigatoriedade da assistência do Sinpro/RS aos professores nas rescisões contratuais.

Os professores também aprovaram o desconto de 3,5% de Contribuição Assistencial/Taxa Negocial de toda a categoria no salário de junho; o Balanço Patrimonial 2017 e o reajuste das taxas de uso da Casa do Professor.

Ao final da Assembleia, com base no destaque dos últimos acontecimentos da conjuntura social e política do país, os professores aprovaram uma moção em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores e um alerta à categoria para que pondere, no próximo processo eleitoral, o posicionamento dos candidatos em relação a estas questões. Confiram a íntegra do Manifesto dos professores do ensino privado gaúcho em defesa da democracia.