Assembleia aprova manifesto do ensino privado gaúcho

Por Valéria Ochôa
ENSINO PRIVADO | Publicado em 18/06/2018

Os professores, em Assembleia Geral realizada no dia 9 de junho, decidiram lançar o Manifesto dos Professores do Ensino Gaúcho em Defesa da Democracia e dos Direitos dos Trabalhadores. A iniciativa se deu em função da preocupação dos professores diante das reiteradas manifestações de setores da sociedade favoráveis a uma nova intervenção militar.

O documento alerta ainda para os riscos de uma nova ofensiva do governo federal com vistas a tentativa de aprovação, no próximo período, da Reforma da Previdência, já largamente repudiada pela absoluta maioria dos trabalhadores.

Confira o documento na íntegra:

MANIFESTO DE PROFESSORES DO ENSINO PRIVADO GAÚCHO EM DEFESA DA DEMOCRACIA E DOS DIREITOS DOS TRABALHADORES

A Assembleia de Professores do Sinpro/RS, realizada no sábado, dia 9 de junho, além de aprovar as propostas para renovação das normas coletivas com as representações patronais do ensino privado, discutiu sobre os últimos acontecimentos da conjuntura nacional e decidiu por destacar sua preocupação com as reiteradas manifestações de setores da sociedade gaúcha e brasileira favoráveis a uma nova intervenção militar.

Os professores consideram inadmissível que no atual quadro de crise econômica, social e política, se cogite mudanças institucionais que objetivem privar o povo brasileiro de decidir sobre os rumos do país.

A Assembleia alerta ainda para os riscos de uma nova ofensiva do governo federal com vistas a tentativa de aprovação, no próximo período, da Reforma da Previdência, já largamente repudiada pela absoluta maioria dos trabalhadores.

Os professores participantes da Assembleia, que encerrou o mais longo e difícil processo de negociação coletiva, reflexo da reforma trabalhista aprovada em 2017, chamam a atenção do conjunto da categoria para que, nas eleições do
corrente ano, tenham presente o posicionamento e o voto dos candidatos a deputados, senadores, governador, além de presidente da República sobre as propostas e políticas que retiraram direitos dos trabalhadores e são contrários
aos interesses do povo brasileiro.

A Assembleia dos Professores reitera o valor da democracia, fruto da luta histórica do movimento social e sindical, da ação política de partidos, entidades e personalidades e da maioria da sociedade brasileira, em defesa da valorização do trabalho e de um país socialmente justo.

Porto Alegre, junho de 2018.

Assembleia Geral dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul