Assembleia aprova proposta para a CCT da educação superior e rejeita a da educação básica

Professores pedem retomada das tratativas com os empregadores para melhorar percentual de aproximação do valor hora-aula da educação infantil e anos iniciais ao dos anos finais

Por Valéria Ochôa
ENSINO PRIVADO | Publicado em 18/05/2019

Categoria lotou espaço de eventos do Sindicato em Porto Alegre

Foto: Valéria Ochôa

A Assembleia Geral dos professores realizada na tarde deste sábado, 18, na sede estadual do Sinpro/RS em Porto Alegre, avaliou as propostas para as Convenções Coletivas de Trabalho 2019 (CCTs), encaminhadas pelo Sindicato Patronal (Sinepe/RS). Foi aprovada a proposta da educação superior e rejeitada a da educação básica, com a orientação para a retomada das tratativas com os representantes do empregadores, de forma a melhorar o percentual de aproximação do valor hora-aula da educação infantil e anos iniciais ao dos anos finais.

Os professores também aprovaram o desconto da contribuição assistencial/taxa negocial e o salário de julho para o seu desconto na educação superior. O percentual de 3,5% já tinha sido aprovado pela Assembleia dos professores, realizada em dezembro do ano passado, como base para a previsão orçamentária do Sindicato para 2019, bem como pela Assembleia Geral que definiu a pauta de reivindicação.

COMUNITÁRIAS – Na próxima terça-feira, 21, será realizada reunião com a representação das universidades comunitárias para a renovação do acordo coletivo Plúrimo.

GREVE GERAL 14 DE JUNHO – A Assembleia avaliou positivamente a mobilização ocorrida nos dias 1º e 15 de maio contra a proposta de reforma da Previdência em tramitação no Congresso Nacional e deliberou pela participação dos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul na Greve Geral convocada pelas centrais sindicais para o próximo dia 14 de junho como forma de ampliar a luta contra a proposta do governo Bolsonaro. O Sinpro/RS, ao longo das próximas semanas, intensificará a visitação às instituições de ensino para a integração dos professores neste processo de mobilização.

A Assembleia aprovou ainda o Balanço Patrimonial 2018 do Sinpro/RS, o reajuste de 4% nas taxas de uso do Hotel Casa do Professor, bem como a proposta de alteração do Regimento Eleitoral do Sindicato, incluindo a alternativa de votação eletrônica.

Foram definidas também as delegações do Sinpro/RS aos Congressos da CUT e da Contee, que serão realizados no segundo semestre deste ano.

MOÇÃO DE APOIO – Os professores aprovaram na Assembleia manifestação junto à 4ª Vara Cível de Canoas, favorável ao deferimento da recuperação Judicial pleiteada pela Aelbra/Ulbra, com vistas à preservação da empregabilidade dos professores e funcionários da instituição.