Assembleias do Sinpro/RS e Sinepe/RS avaliarão proposta

Negociação Salarial | Publicado em 01/05/2012

Nesta terça-feira, 8 de maio, ocorreu a nona reunião da negociação salarial entre o Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS) com a Comissão de Educação Superior do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe/RS).

O encontro foi pautado desde o princípio até o último momento pela intenção do sindicato patronal em reduzir o percentual do Adicional por Tempo de Serviço (ATS), condição que foi rechaçada pelo Sinpro/RS e demais sindicatos de professores à mesa.

Ao final da reunião, retirado o ATS da pauta, ficou definida a proposta que contempla o reajuste salarial de 5,47% a partir de março e a integralização de 6% em maio; o reajuste de 6,5% no piso a partir de maio; e a extensão do prazo limite para o pagamento dos salários ao quinto dia útil, a partir de agosto. A comissão patronal, sem assumir a autoria da proposta, comprometeu-se em apresentar a mesma à assembleia geral das instituições de ensino, marcada para o dia 15 de maio. A assembleia geral dos professores ocorrerá no dia 19 de maio.

As tratativas iniciaram em março com câmaras distintas para educação básica e superior. Na educação básica já se chegou a uma proposta para acordo, aprovada pela assembleia dos professores no último dia 28. As negociações salariais entre Sinpro/RS e Sinepe definem os salários e condições de trabalho dos mais de 30 mil professores da rede privada no Rio Grande do Sul em todos os níveis.