Assembléias reafirmaram representação sindical do Sinpro/RS

realizadas ontem, 29/11, a representação sindical do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul - o Sinpro/RS.

Ensino superior | Publicado em 30/11/2007

Os professores do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter), do Centro Universitário La Salle (Unilasalle), do Instituto Pró-Universidade Canoense (IPUC) e da Radiologia Médica (Radimedica), de Canoas, reafirmaram, por unanimidade, em assembléias gerais realizadas ontem, 29/11, a representação sindical do Sindicato dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul – o Sinpro/RS.

O resultado das assembléias confirmou a avaliação da direção do Sinpro/RS de que a iniciativa de criação de um sindicato de professores da educação superior em Canoas é restrita apenas a um grupo de professores vinculados à reitoria da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

DENÚNCIA – O Sinpro/RS denunciou a Ulbra, formalmente, ao Ministério Público do Trabalho (MPT), na última semana, por tentar criar um sindicato paralelo de professores da educação superior em Canoas e pela prática de constrangimento aos seus professores. A denúncia considera que a tentativa da Ulbra de organizar a criação de um sindicato de docentes está fraudando e obstaculizando a organização e atuação sindical. A direção do Sinpro/RS levou ao MPT várias evidências do caráter patronal e institucional da iniciativa. Dentre elas, a composição da comissão coordenadora a partir de coordenadores de cursos e professores com estreita ligação com a reitoria. Os coordenadores de cursos têm poder de admissão e demissão de professores, bem como distribuição de carga horária e são, na sua maioria, nomeados pela reitoria.

O documento entregue ao MP também relaciona as mais de 600 ações judiciais coletivas e individuais, ajuizadas pela Sinpro/RS, que têm preservado os direitos dos professores da Ulbra – como o pagamento de R$ 3,5 milhões a docentes da Universidade por multas por atrasos salariais e pela quebra da isonomia salarial.

CONSTRANGIMENTO – A direção do Sinpro/RS tem recebido denúncias de professores sobre a ação de constrangimento e intimidação praticada na Ulbra para que os mesmos apóiem a criação do novo sindicato. “A intenção de dividir a categoria é uma afronta, não só aos interesses dos professores da Ulbra, como também aos interesses dos docentes das demais instituições de educação superior de Canoas”, assegura a direção do Sinpro/RS.