Audiência e mobilização

relativamente ao salário de setembro não pago aos professores da Ulbra.

Comunicação Sinpro/RS
Ensino superior | Publicado em 28/10/2008


Na próxima segunda-feira, 3/11, será realizada, na 1ª Vara do Trabalho de Canoas, audiência da Ação Coletiva ajuizada pelo Sinpro/RS relativamente ao salário de setembro não pago aos professores da Ulbra. Cumpre lembrar que nesta ação já foi deferida Antecipação de Tutela (liminar), determinando o pagamento dos salários, o que vem sendo descumprido desde o dia 17/10.

O descumprimento motivou o ajuizamento, pelo Sinpro/RS, de um Arresto de contas e de patrimônio da Ulbra de modo a estabelecer a prioridade dos salários sobre as demais demandas bancárias e judiciais que vêm atingindo a Ulbra.

Com relação às iniciativas junto à Ulbra no dia de hoje, o Sinpro/RS apurou que, mais uma vez, não evoluiu o quadro de pagamento aos professores.

Mobilização – O Sinpro/RS vem percebendo nos últimos dias uma gradativa mudança no teor e no tom das manifestações dos professores acerca desta situação na Ulbra.

O que antes era apenas curiosidade e apreensão, vêm evoluindo para a indignação e freqüentes propostas de mobilização e protagonismo dos próprios professores com vistas a uma pressão mais efetiva pelo pagamento dos salários. Esta disposição já foi amplamente discutida pelos professores de um dos campi da instituição na Grande Porto Alegre, na noite de segunda-feira, 27/10.

O Sinpro/RS, face à morosidade e o excessivo formalismo da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho e, especialmente, em virtude do alongamento da inadimplência salarial, começa a considerar a possibilidade de realização de uma assembléia de professores para discussão de iniciativas da própria categoria para o enfrentamento do problema.

A extensão do atraso salarial de setembro para o mês de novembro se constituirá, certamente, num marco que exigirá a definição de novas políticas por parte dos professores e do Sinpro/RS, inclusive com vistas às perspectivas para o final do ano.