Carta aos estudantes da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra

os professores da universidade decidiram paralisar suas atividades pelo não recebimento de seus salários.

Comunicação Sinpro/RS
Ensino superior | Publicado em 11/11/2008


O Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) comunica aos estudantes da Universidade Luterana do Brasil que, nesta segunda-feira, 10 de novembro, em assembléia, os professores da universidade decidiram paralisar suas atividades pelo não recebimento de seus salários. Somam-se já dois salários e meio que não foram pagos apesar dos professores terem mantido a normalidade de suas funções até a deliberação da assembléia.

Trata-se, portanto, de decisão tomada no limite da preservação da dignidade profissional, especialmente se considerando o padrão de relacionamento sempre dispensado pela instituição aos seus docentes, marcado pela falta de transparência e de freqüente constrangimento e intimidação.

Os professores participantes do processo de mobilização da Ulbra nunca deixaram de relevar o compromisso com seus estudantes. E é justamente em nome deste compromisso que optaram por uma ação – organizada e coletiva – para exigir da Universidade uma solução para o problema salarial e para a profunda crise que acomete a instituição.

O Sinpro/RS e o corpo docente da Ulbra defendem que a instituição recupere o seu foco na atividade educacional e, muito especialmente, numa perspectiva da sua qualificação. Qualidade do ensino, só para lembrar, sempre constituiu bandeira histórica que unifica os movimentos docentes e estudantis.

Os professores da Ulbra, além da expectativa de compreensão, conclamam todos os estudantes ao engajamento na luta pela transformação da Ulbra e a reafirmação de seu compromisso com a educação de qualidade.