Criada frente gaúcha contra a reforma previdenciária

Reforma Previdência | Publicado em 24/02/2017

Com o plenário do Teatro Dante Barone praticamente lotado, representantes de diversas associações de classe, sindicatos, centrais sindicais e parlamentares estaduais e federais formalizaram na manhã desta sexta-feira, 24 de fevereiro, a criação da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Pública. O objetivo do coletivo é se contrapor à reforma previdenciária proposta pelo governo federal na PEC 287/2016, que entre outras medidas de arrocho prevê aposentadoria integral apenas para quem contribuir por 49 anos com o sistema e idade mínima de 65 anos para homens e mulheres.

O ato de lançamento foi marcado pela ampla representatividade. Auditores fiscais, juiz do trabalho, parlamentares, prefeitos, desembargadores e até ex-governadores criticaram duramente a proposta, em especial o propalado déficit da Previdência que justificaria a mudança nas regras de aposentadoria. Um calendário de manifestações no Rio Grande do Sul foi aprovado para combater o projeto, que tramita na Comissão Especial de Reforma da Previdência da Câmara dos Deputados.

Leia matéria completa no Extra Classe.