CUT-RS e entidades lançaram Frente em Defesa do Patrimônio do Povo Gaúcho nesta sexta

CUT-RS | Publicado em 11/09/2015

A CUT-RS, o SindBancários, a Fetrafi-RS, o Sindiágua, o Senergisul, o Sintec-RS e a Aapergs lançaram a Frente em Defesa do Patrimônio do Povo Gaúcho, às 12h desta sexta-feira, dia 11, na Praça da Alfândega, em frente à Agência Central do Banrisul, em Porto Alegre. A data também marca o aniversário do banco público dos gaúchos, que completa 87 anos no sábado, 12. Houve distribuição de fatias de bolo e um abraço simbólico ao prédio do banco, onde também funciona a administração da Corsan. Em Assembleia realizada na última quarta-feira pelo Sinpro/RS e Aduergs, os professores da Uergs decidiram pela adesão às mobilizações dos servidores estaduais.

Na ocasião, também foi lançada a campanha de mídia “Não deixe privatizar o que é teu – Nosso patrimônio não é mercadoria”, que pretende mobilizar os trabalhadores e a sociedade gaúcha. As entidades soltaram centenas de balões com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul, chamando a população a participar da luta contra a tentativa de venda das empresas públicas.

De acordo com o coordenador da CUT Metropolitana de Porto Alegre, Carlos Pauletto, o objetivo da frente é preservar o patrimônio construído pelo povo gaúcho ao longo da sua história e que hoje se encontra ameaçado pelo governo Sartori. “São empresas que desempenham importante função social. Não visam somente o lucro, mas, sobretudo, a prestação de serviços para atender a todos os segmentos da sociedade. Esse patrimônio tem dono e não é de um governante, mas sim do povo gaúcho”, afirmou.

O artigo 22º da Constituição Estadual condiciona a consulta popular, sob a forma de plebiscito, a alienação, transferência do controle acionário, cisão, incorporação, fusão ou extinção do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Rio-grandense de Mineração (CRM), Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás), Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA) e Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). (Com informações da CUT/RS)